Tradutor

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projetos escolares

São Paulo, 27 de Junho de 2011
EMEF. Edgard Carone
Projetos escolares

Projeto de xadrez
O projeto de xadrez foi iniciado na primeira quinzena de maio na EMEF. Edgard Carone. O mesmo está sendo desenvolvido pelo professor Gilberto com participação dos alunos do ciclo II.

Fonte: Professor Marcelo Betcher
Professor Gilberto e seus educandos em uma empolgante partida de xadrez

O xadrez é um jogo milenar muito utilizado durante a Idade Média por pessoas ligadas a alta sociedade. Atualmente, o jogo está difundido por todas as camadas sociais, se fazendo presente dentro do contexto escolar.

O objetivo da prática do xadrez em escolas não é somente lazer, mas visa “aguçar” o raciocínio lógico e abrir a mente à competitividade, além de desenvolver o pensamento lógico.  Acima de tudo, o xadrez é um “esporte intelectual”, que visa testar o raciocínio dos oponentes, usando estratégias para atingir o cheque –mate.

Os alunos estão muito animados com esse projeto, pois o mesmo prova que as atividades escolares podem ser instrutivas e divertidas ao mesmo tempo. O aluno Daniel Tavares da 7ªA afirmou “O xadrez contribui no desenvolvimento do raciocínio lógico e ajuda a abrir a mente para a competitividade”. Já a aluna Bianca da 8ªA disse “Já consigo raciocinar melhor nas aulas e na hora de realizar as atividades propostas pelos professores”.

Nesta primeira etapa, os alunos estão aprendendo os conceitos básicos do jogo, mas o que muitos esperam é a participação em competições. A aluna Gabrielle da 8ªA completa “não vejo a hora de participar de torneios”.

Fonte: Professor Marcelo Betcher
Disputa entre os alunos Daniel Tavares (Esquerda) e José Luiz (Direita)

Por Bianca Alves Moura, Gabrielle Cardoso Silva 8ªA e Daniel Tavares da Silva 7ªA


ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA
Fonte: Profa. Érika Passos
Informações captadas pelos educandos


Como parte das ações para comemorar o ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA, uma iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), a Profa. de Ciências, Márcia Vansan da EMEF Edgard Carone, desenvolveu um projeto com alunos do ensino fundamental I (3ªs e 4ªs séries), objetivando incentivar um maior contato dos alunos com a química no cotidiano.


Educanda coletando as informações químicas do produto analisado

A partir de uma observação simples – levantar hipóteses sobre as diferenças entre as variedades de Coca-Cola (Coca-Cola, Cola Light e Coca Light Plus)- os alunos foram estimulados a considerar os diferentes valores nutricionais e a conhecer melhor a função das substâncias que compõem o refrigerante.
Por Profa. Márcia Vansan



Jogos estudantis iniciam provas de atletismo
Fonte: Professor Adriano Vigato
Prova de atletismo realizada no Clube Espéria

Os jogos estudantis da cidade de São Paulo iniciaram no dia 23/05/2011 reunindo todas as escolas municipais, estaduais e privadas. A primeira etapa compreende as provas de atletismo, como: salto em distância salto em altura, arremesso de peso, arremesso de pelota, revezamento 4X100, largada 75, 100, 200, 400 e 800 metros nos gêneros masculino e feminino e nas categorias mirim, infantil e juvenil.

Muitas escolas estavam reunidas no Clube Espéria, local onde ocorreu a competição. A EMEF Edgard Carone participou pela primeira vez dos jogos estudantil na modalidade atletismo. Houve muita determinação por parte dos alunos. “A gente treinou com muita vontade e determinação. Pena que não foi suficiente para nós ganharmos. Eu estava muito confiante. Pensei que íamos para a fina; pena que não foi possível. Mas a equipe está de parabéns. O importante é que a gente se divertiu, ganhamos experiência e representamos a nossa escola. Estou muito feliz e orgulhosa por isso”, afirmou a estudante Raíssa da 7ªB.        

Após a participação neste torneio, toda a comunidade escolar está empenhada em participar desta e de outras modalidades criando uma tradição esportiva na nossa escola.

Equipe de atletismo da EMEF Edgard Carone

Por Daiane Gomes do Santos 8ªA






 


Fonte: Professor Adriano Vigato

Nenhum comentário:

Postar um comentário